quarta-feira, 6 de março de 2013

Resenha: A Guerra dos Tronos - George R. R. Martin


Lançamento: 2010
Autor(a): George R. R. Martin
Editora: Leya
Gênero: Fantasia
Avaliação: 
Páginas: 592
Série: As Crônicas de Gelo e Fogo - Livro 01.
Onde comprar: Submarino  - Americanas - Saraiva
Sinopse: Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, aceita a prestigiada posição de Mão do Rei oferecida pelo velho amigo, o rei Robert Baratheon, não desconfia que sua vida está prestes a ruir em sucessivas tragédias. Sabe-se que Lorde Stark aceitou a proposta porque desconfia que o dono anterior do título fora envenenado pela manipuladora rainha - uma cruel mulher do clã Lannister - e sua intenção é proteger o rei. Mas ter como inimigo os Lannister pode ser fatal: a ambição dessa família pelo poder parece não ter limites e o rei corre grande perigo. Agora, sozinho na corte, Eddard percebe que não só o rei está em apuros, mas também ele e toda sua família.
--------------------------------------------------

 Sabe aquele livro que você tem a tempos na sua estante, mas fica adiando a leitura e depois se arrepende? Então, foi isso que aconteceu comigo com esse livro.

Eddard Stark é convidado para ser a Mão do Rei, ou seja, ajudar o rei a governar e fazer todas as coisas "chatas" que o rei não quer fazer. Ned (apelido do Eddard, que pra mim deveria ser Edd e não Ned, mas no livro é Ned, então vamos assim.) não teve escolha, afinal o rei era um grande amigo dele, praticamente irmãos, e foi ele mesmo que ajudou o Rei Robert a conquistar o trono. Ele teve que deixar sua mulher, Catelyn, e seus filhos, Robb, Bran e Rickon (sem contar o filho bastardo, Jon Snow) para trás e seguiu viagem com o rei apenas com as duas filhas: Arya e Sansa... E seus lobos gigantes.


É. Eu sei. Não é o máximo?! Lobos gigantes! O símbolo da casa Stark é o lobo gigante, e esse animal não se via mais a centenas de anos, mas um dia, quando eles voltam para casa de uma execução ( um dia normal, como qualquer outro), os garotos acham uma ninhada de lobos gigantes. Um para cada filho, incluindo o bastardo. Então os filhotes ficaram como responsabilidade de cada filho, tiveram que adestrar, dar comida e blá, blá, blá. E assim, esses lobos viraram seguidores fieis de seus donos. Eu também quero um lobo gigante, onde compra?

Também acompanhamos a Daenerys Targaryen, que é vendida pelo seu irmão Viserys a um grande comandante em troca de um exército para retomar o trono que foi usurpado pelo Rei Robert. Viserys, que acredita ser o verdadeiro dono do Trono de Ferro, faz absolutamente de tudo para conseguir retomar o posto de Rei. Sua irmã, Daenerys, é a única família que lhe resta mas isso não importa. Apenas o trono é importante. Dany se casa com guerreiro Dothraki a força e precisa se acostumar a viver num mundo selvagem onde morte é um evento cotidiano. Ela é do sangue do dragão, ela precisa.

A narração do livro é perfeita, e a estória tem várias camadas, várias estórias secundárias que fazem você simplesmente querer fazer parte do ambiente, do mundo. Cada capítulo é narrado pela visão de um personagem diferente, o que realmente casou certinho com a narração. Bravo, tio George.

Eu realmente gostei da estória, dos personagens ( até daqueles que você sabe que tem que odiar, sabe?) da trama e também do caminho que a estória está indo ( este é o livro um, tem mais seis pela frente) e isso é bom. 

Eu estou realmente desesperado para ler os outros livros da saga. O jeito é esperar, por que...

O inverno está chegando...


8 comentários:

  1. Oie :)

    Nossa sem comentários para esse livro né ? eu concordo com tudo o que você disse na sua resenha , principalmente o fato dos detalhes e das estórias secundárias , estou louco para ler os outros livros da série , abraços !

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é ótimo! Acho que todos que leram esse estão doidos para ler os outros. Não tem como não estar.

      Obrigado pelo comentário, Gabriel ! :D

      Excluir
  2. Super legais!! Adorei a dica.

    Beijos

    giihflore.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Giih, é sim. O livro é ótimo. Cinco estrelas. :)

      Excluir
  3. A maneira que você resenhou eu fiquei imaginando cenas de filmes, rs Os lobos, o rei, etc . Deve ser mt legal mesmo *-*

    Adolecentro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim! Tem a série, sabia? "Game of thrones" mas eu aconselho a primeiro ler o livro :D

      Excluir
  4. Estou com a saga inteira para ler, mas tenho uma fila enorme de livros para ler antes dela! Eu assisto a série, que me dá ainda mais vontade de ler! Sua resenha foi ótima!
    Beijos!
    http://umaleitorachamada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem a saga inteira?! SORTUDA! Sobre a fila, é, também aconteceu isso comigo, mas você não sabe como eu me arrependi de não ter lido esse livro antes...

      Obrigado pelo comentário, Valentine :)

      Excluir