sábado, 29 de junho de 2013

Resenha: Anjos e Demônios - Dan Brown

Lançamento: 2004
Autor(a): Dan Brown
EditoraSextante
Gênero: Ficção.
Avaliação: 
Páginas: 464
Série: -
Onde comprar: Submarino - Americanas Saraiva

Sinopse: Antes de decifrar 'O Código Da Vinci', Robert Langdon, o famoso professor de simbologia de Harvard, vive sua primeira aventura em Anjos e Demônios, quando tenta impedir que uma antiga sociedade secreta destrua a Cidade do Vaticano. Às vésperas do conclave que vai eleger o novo Papa, Langdon é chamado às pressas para analisar um misterioso símbolo marcado a fogo no peito de um físico assassinado em um grande centro de pesquisas na Suíça. Ele descobre indícios de algo inimaginável - a assinatura macabra no corpo da vítima - um ambigrama que pode ser lido tanto de cabeça para cima quanto de cabeça para baixo - é dos Illuminati, uma poderosa fraternidade considerada extinta há quatrocentos anos. A antiga sociedade ressurgiu disposta a levar a cabo a lendária vingança contra a Igreja Católica, seu inimigo mais odiado. De posse de uma nova arma devastadora, roubada do centro de pesquisas, ela ameaça explodir a Cidade do Vaticano e matar os quatro cardeais mais cotados para a sucessão papal. Correndo contra o tempo, Langdon voa para Roma junto com Vittoria Vetra, uma bela cientista italiana. Numa caçada frenética por criptas, igrejas e catedrais, os dois desvendam enigmas e seguem uma trilha que pode levar ao covil dos Illuminati - um refúgio secreto onde está a única esperança de salvação da Igreja nesta guerra entre ciência e religião. Em Anjos e Demônios, Dan Brown demonstra novamente sua extraordinária habilidade de entremear suspense com fascinantes informações sobre ciência, religião e história da arte, despertando a curiosidade dos leitores para os significados ocultos deixados em monumentos e documentos históricos. 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Dan Brown é com certeza um dos maiores autores de thriller's psicológicos da atualidade e eu nunca encontrei alguém que "gostasse mais ou menos" de suas histórias. Ou gosta muito, ou odeia. Simples. Eu ouvia falar dele e da história do Código da Vinci ( outro livro do autor) desde que eu estava na fase "Livros da série Vaga-Lume", ou seja, sete ou oito anos. Lembro-me que eu ouvia pessoas horrorizadas contando para mim qual era a história do livro e eu me sentia meio culpado em querer lê-lo. Imagina só falar que... Ops. Spoiler.


Mas continuemos... A resenha é sobre o livro Anjos e Demônios que conta a aventura do protagonista Robert Langdon antes mesmo da estória que se passa no livro C.V. A primeira aventura que o apresenta ao mundo literário e com certeza o consagra a protagonista favorito de muitos leitores. E não é pra menos.

Robert, que é um professor de simbologia e arte na universidade, recebe um telefone tarde da noite pedindo para que o mesmo investigasse um fato curioso que aconteceu num assassinato: O morto fora marcado com uma palavra: Illuminati!


Ele logo se interessa pelo assunto e vai para um outro país e lá ele conhece a bela cientista Vittoria Vetra ( a filha adotiva do assassinado ) e juntos eles embarcam numa verdadeira caçada para encontrar um objeto que pode destruir cidades e partes de países inteiros. E tudo indica, que a seita secreta Illuminatis planeja destruir o Vaticano, bem durante o conclave para escolher um novo papa. E mais: Quatro bispos que eram os favoritos da eleição sumiram e os sequestradores prometeram matá-los estrategicamente em pontos especiais da cidade um por hora. É uma corrida contra o tempo.

Tempo, podemos perceber que é sempre um favor em comum nas histórias do autor. Ele conseguiu encontrar a fórmula para o sucesso dos seus livros: Um homem - no caso Robert Langdon - , Uma mulher inteligentíssima que poderá ajudar esse herói a conseguir alcançar seu objetivo. Mistérios sobre arte, religião e história, um tempo curtíssimo ( A estória de Anjos e Demônios se passa em 12 horas), uma associação secreta  e claro, algo polêmico aqui e ali - porque, afinal, isso não faz mal a nenhum leitor.

É uma estória cheia de reviravoltas, e chega num ponto que você começa a suspeitar de tudo e de todos, o que, particularmente, eu acho ótimo. Seus capítulos são curtíssimos ( o que me disseram que se chama flashes cinematográficos ) e eu com certeza recomendo. 

Dan Brown é com certeza um mestre dentro do seu estilo.

8 comentários:

  1. Oi...

    Concordo com você, ou gostam muito ou odeiam.
    Eu estou na turma que gosto muito.
    As vezes é meio complicado de entender, mas eu gosto mesmo assim.

    Beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, oi Leticia! Como vai?

      Então somos colegas de turma õ/

      Obrigado pelo comentário, volte sempre (:

      Excluir
  2. Esse livro é bastate complexo..eu gostei bastante!!! :)

    beijo
    hopefullyy.blogspot.com.br

    *_*

    ResponderExcluir
  3. Adorei O código da Vinci, ainda não li outros desse autor, mas desejo muito, os filmes são bons também, claro que não tanto quanto os livros mas são interessantes, parabéns pela resenha e pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, leia sim, não vai se arrepender :)

      Obrigado, Fernanda. Volte sempre.

      Excluir
  4. Este é o tio de livro que não paro para ler mais, só em ver filme. Porque é tão complexo que se eu começo eu tenho que ler até o fim de uma só vez!!!! Então prefiro leituras mais calmas e alterno entre romances, suspenses e por aí vai...

    Abraços

    Greice Negrini

    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Greice, tudo bem? A beleza dos livros é exatamente esse: Tem livro para todos os gostos, é só gostar de ler :D

      Obrigado pelo comentário, Greice, volte sempre!

      Excluir
  5. Oi adorei.. muito obrigado, me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir