segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Resenha: A rainha do castelo de ar - Stieg Larsson

Lançamento: 2010
Autor: Stieg Larsson
Série: Trilogia Millennium
Editora: Companhia Das Letras.
Gênero: Literatura Estrangeira - Ficção Policial
Avaliação: 
Páginas: 688 
Onde comprarSubmarino - Americanas - Saraiva




Sinopse:"Último volume da trilogia Millennium, A Rainha do Castelo de Ar reúne os melhores ingredientes da série: um enredo de tirar o fôlego, personagens que ficam gravados na imaginação do leitor e surpresas que se acumulam a cada página".
Com mais de 15 milhões de exemplares vendidos no mundo, a trilogia Millennium é uma das mais bem-sucedidas séries policiais dos últimos anos, e já conta com uma versão cinematográfica prevista para estrear no Brasil ainda este ano. Quer seja tratando da violência contra as mulheres, quer seja enfocando os crimes cometidos por magnatas ou pelo Estado, a saga cumpre sua principal missão: a de nos prender numa leitura envolvente, cheia de mistérios. 

Neste terceiro e último volume da série, Lisbeth Salander se recupera, num hospital, de ferimentos que quase lhe tiraram a vida, enquanto Mikael Blomkvist procura conduzir uma investigação paralela que prove a inocência de sua amiga, acusada de vários crimes. Mas a jovem não fica parada, e muito mais do que uma chance para defender-se, ela quer uma oportunidade para dar o troco. E agora conta com excelentes aliados. Além de Mikael, jornalista investigativo que já desbaratou esquemas fraudulentos e solucionou crimes escabrosos, no mesmo front estão Annika Giannini, advogada especializada em defender mulheres vítimas de violência, e o inspetor Jan Bublanski, que segue sua própria linha investigativa, na contramão da promotoria. 
Com a ajuda deles, Lisbeth está muito perto de desmantelar um plano sórdido que durante anos se articulou nos subterrâneos do Estado sueco, um complô em cujo centro está um perigoso espião russo que ela já tentou matar. Duas vezes. 
A Rainha do Castelo de Ar enfoca de modo original as mazelas da sociedade atual, tendo conquistado um lugar único na literatura policial contemporânea. 

--------------------------------------------------

Atenção! Essa resenha pode conter SPOILER dos livros anteriores.


O terceiro ( e último livro da trilogia) começa exatamente onde o segundo parou. Lisbeth super machucada por ser enterrada viva e ter sido atingida por vários tiros disparados por seu pai com a ajuda de seu irmão. Irmão este que ela nem sabia que existia. Uma coisa que pode acontecer em qualquer reunião de família. Ou não. Mas Lisbeth Salander não perdoa. Ela consegue sobreviver e dá uma machadada na cara do seu pai. O velho não morre. O irmão, foge.

Mikael chega na cena, encontra a Sally super ferida, liga pro ponto-socorro e eles a levam para o hospital em um helicóptero. O pai dela é internado no mesmo hospital que ela. Dois quartos do quarto longe do quarto da filha. A Lisbeth passa por uma cirurgia super complicada com riscos de que os ferimentos dela sejam fatais.

Enquanto isso A Seção está preocupada: E agora? O segredo mais bem guardado da história da Suécia está sendo ameaçado por uma garota aparentemente anoréxica, baixinha e anti-social. Zalachenko está querendo  dizer tudo a imprensa se eles não o ajudarem a sair dessa situação. Nunca antes o clube Zalachenko ( É assim que o Mikael Blomkvist apelidou A Seção) tinha enfrentado um perigo tão iminente.  


Eles então decidem cuidar da Lisbeth Salander, enterrá-la no mais escuro quarto de um hospital psiquiátrico para que ela nunca mais saia de lá para assombra-los. 

Nesse ponto, o Super-Blomkvist se junta com vários aliados que acreditam que a Lisbeth é inocente e tentam provar isso, coletando provas para uma edição da revista Millennium que ia ser lançada bem no dia do julgamento dela ( o mesmo julgamento que o pessoal da Säpo quer convencer o juri declarar a mesma incapaz).


Partes enroladas? Tem, afinal é o Stieg Larsson, né?  Eu gostei bastante desse livro ( o meu preferido da trilogia inteira) por que o autor decidiu não focar apenas no Mikael, ele mostrou que toda uma equipe, policiais, jornalistas, donos de uma empresa de segurança, advogados ( bravo, Annika), hacker's, juntos conseguiram tentaram de todas as formas conseguir provas de uma opressão do poder judiciário.


Simplesmente amei a decisão do autor de não criar um relacionamento amoroso entre a Lisbeth e o Mikael, pois isso mostrou que não é apenas o "amor de namorados" que faz a pessoa enfrentar bandidos e tudo mais, para provar a inocência de outra. Amizade também faz. Também eu sempre torci pela Lisbeth e pela Miriam, então, foi bom. Mikael e Rosa Figuerola? Ótimo.


O fim do irmão da Lisbeth, foi simplesmente dolorido, pra mim, pois ele tem uma doença que não permite que sinta dor. Eu me encolhi lendo essa parte. Ponto pro Tio Stieg, mas... Foi muita crueldade dele nos fazer esperar até o epílogo para nós sabermos qual foi o fim do Niedermann.

Apenas uma coisa eu não gostei: A irmã gêmea da Lisbeth não aparece em momento algum dos três livros. Apenas ficamos sabendo que não se tem registro de residência dela na Suécia.Tá, eu sei que se ela aparecesse, ela não ficaria do lado da nossa amada hacker, mas eu pelo menos gostaria que tivesse mais informações sobre ela. Se ela virou professora, ficou viciada em livros e criou um blog literário, sei lá.


"No fim das contas, o tema principal desta história não são nem os espiões nem os organismos secretos dentro do Estado, e sim a violência de todos os dias cometida contra as mulheres, e os homens que tornam isso possível." - Página  627.

Eu estou de luto pós fim de trilogia. É. O mais triste é que o Stieg Larsson já é falecido ( Ele faleceu logo após ter entregado os manuscritos para dos livros da trilogia para a editora). Marcou seu nome na história, e nada mais justo do que encerrarmos o nosso post com ele: Stieg Larsson.


 1954 - 2004.
R.I.P

12 comentários:

  1. Ahhhhh, eu amo essa trilogia, mas ainda não tive dinheiro (diga-se, tem uns 100 livros aqui em casa pra ler, minha mãe bloqueou hahaha) pra comprar!!
    Vi a versão hollywoodana com a Noomi Rapace, e vi a trilogia completa sueca, que já lançou e sou apaixonada!! Imagina quando eu ler os livros??
    hahaha
    Obrigada por ter ido visitar meu blog, ainda é muito novinho, nao sei se comentou por lá, ou se viu minha aflição ao tentar aprender as coisas da blogosfera, mas tô aprendendo!!
    Beijão

    http://endless-poem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora que eu vou começar a assistir tudo que tenha a ver com a trilogia, por que eu tenho o costume de antes ler os livros e depois assistir os filmes, por que os livros SEMPRE SÃO MELHORES, né? ;) kk

      Vi seu blog sim, Sarah! E já estou seguindo ele, viu?

      Excluir
  2. Estou lendo o primeiro livro da trilogia, então tive que passar a resenha de olhos fechados.
    Gostei do blog e por isso estou o seguindo. Se voce quiser dar uma olhadinha no meu fica a vontade o endereço é leiturasdosanjos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkk, eu entendo...
      Obrigado, Priscila õ/ Vou dar uma passada lá no seu blog daqui a pouco!

      Obs.:Tem resenha do primeiro livro da trilogia aqui no blog também, ó: http://livraticos.blogspot.com.br/2013/02/resenha-os-homens-que-nao-amavam-as.html :)

      Excluir
    2. ok, obrigada, vou ler a resenha do primeiro livro Willian!

      Excluir
  3. Já ouvi falar muito dessa série Milenium, queria poder ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A trilogia é ótima! Quando surgir a oportunidade de emprestar ou comprar, faça isso. Tenho certeza que você não vai se arrepender :)

      Excluir
  4. Interessante resenha do livro, apesar de não conhecer a série, já dá pra ter uma noção do enredo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário, Aytanna! :) A trilogia entrou pra uma das melhores que eu já li, então eu recomendo: Leia.

      Excluir
  5. Oie quando vi sua resenha fiquei animado mais ai vi a mensagem do spoiler :( Mais tenho certeza de que iria ter gostado beijos !

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sempre tento colocar menos spoiler possível, mas as vezes, não dá! kkk

      Obrigado pelo comentário, Gabriel. õ/

      Excluir
    2. E eu acho que nem tem tanto spoiler assim, desta vez, mas achei melhor colocar o aviso. :D

      Excluir