sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Resenha: O Leitor - Bernhard Schlink

Lançamento: 2009
Autor: Bernhard Schlink
Editora: Record
Gênero: Literatura Estrangeira - Romances 
Avaliação: 
Páginas: 240
Onde comprarSubmarino - Americanas - Saraiva 


Sinopse: Michael tem somente 15 anos quando conhece Hanna, uma mulher 21 anos mais velha. É o início de uma delicada relação amorosa, marcada por pequenos gestos e rituais. A leitura de clássicos de Tolstói, Dickens e Goethe precede os encontros. Ao longo de meses, o casal repete essas cerimônias, interrompidas pelo súbito desaparecimento de Hanna. Sete anos depois, Michael, estudante de direito, é convidado a tomar parte em um julgamento contra criminosos do regime nazista. Ele descobre que uma das acusadas é sua antiga amante, o que o lança a um vórtice de culpa e piedade.


---------------------------------------------------------------


A primeira coisa que chamou minha atenção, obviamente é o título. O Leitor. Como eu já tinha lido vários livros - e gostado - com títulos referentes a leitura ( A menina que roubava livros, A menina que não sabia ler, entre outros) resolvi emprestar esse livro da biblioteca do meu colégio para as férias.

Michael tem 15 anos e conhece Hanna, de 36, e os dois começam a ter uma relação, vamos dizer assim... Nada platônica, se é que você me entende. E dias após dia os dois entram numa espécie de "ritual": Ele lia para ela, depois os dois se banhavam, se amavam, ficavam juntos e depois ele ia para sua casa. Afinal, ele só tinha 15 anos, ele tinha que estar em casa no horário para jantar com a família, ir a escola e tudo que um adolescente normal faz.


Até que um dia, depois de ele a ter notado um pouco tensa e mais mal humorada que o costume, ela se muda de cidade, fazendo o garoto perder o contato com ela. Primeiro coração quebrado do jovem rapaz, sofreu pra se recuperar.

Alguns anos depois, acho que sete, estudando para ser um advogado, Michael recebe a tarefa de acompanhar um julgamento de 5 mulheres acusadas de cometerem crimes na segunda guerra. Entre elas estava a Hanna.

O livro só tem 240 páginas possibilitando até ler o livro todo de uma vez. Os capítulos são pequenos ( cerca de 2 a 4 páginas) o que eu gosto por que assim eu penso: Vou só ler mais um capítulo, e no final eu já li quatro ou cinco. Quem narra a estória é o garoto. É uma narrativa muito reflexiva, o que em alguns momentos eu achava um pouco cansativo. Eu gosto de personagens que refletem sobre a vida e tudo mais, mas, alguns capítulos inteiros só consistiam dessas reflexões. 

Sobre a Hanna, no julgamento, por várias e várias vezes eu queria ter podido entrar nas páginas do livro e chacoalha-lha gritando: Conta logo! Você vai se salvar, só conta! O que eu sentia por ela era uma mistura de pena com raiva. 

Hanna, no começo do livro é uma estranha. Isso para mim não mudou nada no decorrer da estória e quando eu fechei a última página, percebi que a sensação de desconhecido nessa personagem só aumentou no decorrer da estória. Ela sempre será uma incógnita. 




6 comentários:

  1. Muito legal o modo como você fez a resenha. Bravo! Cada vez melhorando mais, é isso aí... Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Já assisti ao filme e confesso que não me despertou o interesse necessário para fazer a leitura!
    Beijo,
    Nic

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não assisti o filme ainda e não acho que um dia assistirei. Se no livro faltou... "algo", não vai ser em algum filme que eles vão repor esse "algo".

      Obrigado pelo comentário! õ/

      Excluir
  3. A sua resenha é ótima! Eu li o livro e gostei bastante, apesar de concordar com o quanto é cansativo a narrativa de vez em quando. Sobre Hanna ser uma desconhecida, eu nunca tinha pensado para refletir sobre isso, e agora que você citou, faz sentido para mim. De fato, ela sempre esteve distante, mesmo no final do livro. A história dela é envolvida de drama e mistérios, e eu tive muita pena dela no final. Ela não merecia aquilo, mas passou a vida vivendo e sendo consumida por aquilo. É um livro que marca a pessoa quando o lê. Eu recomendo.

    ResponderExcluir
  4. Sempre que eu vou a biblioteca eu vejo esse livro olhando para mim e vise-versa e até hoje nunca o peguei para ler. Agora depois dessa resenha maravilhosa(bem, eu achei assim apesar de não ter lido) confesso que fiquei mais interessada...

    ResponderExcluir