domingo, 3 de fevereiro de 2013

Resenha: Melancia - Marian Keyes


Lançamento: 2003
Autor(a): Marian Keyes
Editora: Bertrand Brasil
Gênero: Chick Lit
Avaliação: 
Páginas: 490
Série: Família Walsh (livro 1)
Onde comprar: Submarino - Americanas - Saraiva

Sinopse: Foi demais da conta para Claire o dia do nascimento da sua filha. Ao acordar no quarto do hospital depara com o marido olhando-a na cama. Deduzindo tratar-se de algum tipo de sinal de respeito, ela nem suspeita de que ele soltará a notícia da sua iminente separação: “Ouça, Claire, lamento muito, mas encontrei outra pessoa e vou ficar com ela. Desculpe quanto ao bebê e todo o resto, deixar você desse jeito...” Em seguida, dá meia-volta e deixa rapidamente o quarto. De fato, ele sai quase correndo. Com 29 anos, uma filha recém-nascida nos braços e um marido que acabou de confessar um caso de mais de seis meses com a vizinha também casada, Claire se resume a um coração partido, um corpo inteiramente redondo, aparentando uma melancia, e os efeitos colaterais da gravidez, como, digamos, um canal de nascimento dez vezes maior que seu tamanho normal! Não tendo nada melhor em vista, Claire volta a morar com sua excêntrica família: duas irmãs, uma delas obcecada pelo oculto, e a outra, uma demolidora de corações; uma mãe viciada em telenovelas e com fobia de cozinha; e um pai à beira de um ataque de nervos. Depois de muitos dias em depressão, bebedeira e choro, Claire decide avaliar os prós e contras de um casamento de três anos. E começa a se sentir melhor. Aliás, bem melhor. É justamente nesse momento que James, seu ex-marido, reaparece, para convence-la a assumir a culpa por te-lo jogado nos braços de outra mulher. Claire irá recebê-lo, mas lhe reservará uma bela surpresa...



 Sinopse grande hein? Mas vamos para o assunto. 


Claire acreditava levar a vida perfeita; ainda mais agora, que sua esperada filha acaba de nascer. Mas, assim que vê seu marido, ele lhe informa de que estava lhe traindo com a vizinha e que agora largara ela para morar com a amante. Totalmente perdida, Claire volta pra casa chorando mais do que sua filha, pega a unica roupa que ainda lhe serve, um suéter verde que a deixa com aparência de melancia (quem aí descobriu o porque do nome?) e pegou o primeiro avião para sua terra natal, a Irlanda, voltou a morar com sua familia um tanto anormal. Nos primeiros dias, estava extremamente emotiva, queria voltar para seu marido de qualquer jeito. Depois, virou uma maníaca que destruía tudo que via pela frente, mas quando percebeu o quanto isto estava afetando sua família, e descontou toda a raiva em exercicios fisicos, o que a fez voltar sua forma normal. Então Claire, já em sua boa forma, conhece um galã estilo Superman, mais novo, que demonstra total interesse nela, mas quando decide que investirá nele seu marido reaparece, jogando toda a culpa nela em relação a traição e ela (uma retardada que tive vontade de espancar) acredita nele e resolve voltar com ele para Londres. Mas após umas informações de terceiros, Claire descobre que ela não é aquilo que ele falava e resolve dar uma de boazuda lição nele.



Bem, eu não gostei do livro. Achei enrolado, cansativo, e essa mania dela de personificar seus sentimentos do tipo: "ao primeiro sinal de qualquer problema em minha vida, a Responsabilidade vai e se tranca no banheiro do meu cérebro". Isso me irritou profundamente. E também a mania de ficar naquele joguinho "eu sou tão feia, velha e gorda" pra ganhar atenção. Tem suas partes bacanas, é claro, partes bem-humoradas e etc., mas, de modo geral, não acho que seja todas essas maravilhas que todo mundo diz. Dizem que os outros são melhores, quem sabe... Mas se você gosta de coisas no estilo comédia romântica e chick lit (não faz muito o meu estilo) pode ser que seja muito bom pra você.


Obs.: Nas sugestões de compra, coloquei o submarino e a saraiva com o livro versão pocket e a Americanas na normal ;)

11 comentários:

  1. Oi Amanda!
    Eu amo os livros da Marian, e diferente de ti eu ameeei o livro, assim como todos os outros dela. Mas quando a pessoa não gosta muito do gênero fica complicado mesmo né?! Tem Alguém Ai? é super bom, quem sabe tu lê e gosta?
    Mas então, gostei do teu cantinho!!!
    Um beijão
    Lara - Magia Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou seguir tua indicação! Não é fácil sair da nossa zona de conforto literária né? Haha' Mas como disse, pra quem gosta do genero, o livro com certeza é ótimo, assim como pra você! Que bom que gostou do blog :)

      Beijos ;D

      Excluir
  2. Concordo com você quanto a não ser chegada em chick-lits. São poucos os que realmente me agradam. Ainda lerei Melancia (e nunca li nada da autora, mas peguei esse emprestado), só não sei se tão logo assim. Não sei se vou curtir a leitura, mas lerei principalmente pela curiosidade de ler algo da Marian (que todo mundo fala superbem) e, confesso, por achar essa capa bem lindinha.

    Bj
    Livro Lab

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Li pelo mesmo motivo: curiosidade de ler algo da Marian, que falam tão bem. Depois que disse que não gostei me recomendaram ler outros dela, como o Férias! e Tem Alguém Aí? Quem sabe não me agradam mais né?

      Excluir
  3. Eu ainda não li nada da Marian, mas sou mega curiosa quanto às obras.
    Adoooro Chick Lit e acredito que os dela irão me agradar bastante.

    Ótima resenha.
    Beijos,
    http://www.segredosentreamigas.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você gosta de Chick Lit então acho que o livro deve ser bom pra você ;D

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Melancia foi um dos primeiros livros que li e sinceramente adorei! Achei muito divertido, foi o primeiro 'livro de humor', classificado por mim, que eu li. Eu acho que se você não gosta desse tipo de leitura suponho que o melhor que faça seja não ler os livros desse gênero. Pois assim não fica com uma impressão ruim do autor. ;) Respondi teu comentário no meu blog! Beijo!
    http://enlear.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou do livro Bianca! Mas eu suponho que não se deve julgar um livro pelo gênero, ou, após ler "Marcada" eu teria que simplesmente parar de ler fantasia, mitologia e sobrenatural? Acho que não. O que eu faço de melhor é explorar o gênero, pois, para mim, livros servem para te encaminhar a mundos inesperados, então não faz sentido eu parar de ler livros de certo gênero pois um dos classificados nele não me agradou ;) Ah, aliás já li outro livro do gênero , Diabo Veste Prada, que adorei, tem resenha dele aqui no blog, leia lá: http://livraticos.blogspot.com.br/2013/02/resenha-o-diabo-veste-prada-lauren.html

      Obrigada por comentar, bjs ;D

      Excluir
  6. Esse livro esta entre alguns que abandonei. Achei super chato, a personagem vive se lamentando e blá blá. Não gosto de abandonar a leitura mas esse livro praticamente me "obrigou". Comecei a ler por ouvir falar que é ótimo e coisa e tal, pra quem leu e gostou ótimo mas pra mim a cada linha era uma tortura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aliviada em saber que não sou a única que achou a leitura maçante kk Também comecei a ler por tantos comentários maravilhosos em relação ao livro, mas não me convenceu :/ Quem sabe outros livros da autora sejam melhores para nós, né? Obrigada por comentar, anseio por saber quem você é, pois gostei de suas opiniões nos comentários (se for a mesma pessoa em todos!).

      Excluir