segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Resenha: Dom Casmurro - Machado de Assis



Lançamento: 1900 (primeira edição impressa)
Autor(a): Machado de Assis
Editora: Ática
Gênero: Romance
Avaliação: 
Páginas: 216
Onde comprar: Submarino Americanas Saraiva

Sinopse: Machado de Assis (1839-1908), escrevendo Dom Casmurro, produziu um dos maiores livros da literatura universal. Mas criando Capitu, a espantosa menina de "olhos oblíquos e dissimulados", de "olhos de ressaca", Machado nos legou um incrível mistério, um mistério até hoje indecifrado. Há quase cem anos os estudiosos e especialistas o esmiúçam  o analisam sob todos os aspectos. Em vão. Embora o autor se tenha dado ao trabalho de distribuir pelo caminho todas as pistas para quem quisesse decifrar o enigma, ninguém ainda o desvendou. A alma de Capitu é, na verdade, um labirinto sem saída, um labirinto que Machado também já explorara em personagens como Virgília (Memórias Póstumas de Brás Cubas) e Sofia (Quincas Borba), personagens construídas a partir da ambiguidade psicológica, como Jorge Luis Borges gostaria de ter inventado.


Bentinho estava destinado desde o ventre de sua mãe, através de uma promessa, a ser padre. Morava na casa de sua mãe com sua tia Justina, seu tio Cosme e o agregado José Dias, seu pai tinha morrido antes de seu nascimento. Cresceu indo a missas, brincando em casa que era padre com sua vizinha, Capitu e tudo o mais, até que um dia, quando tinha 15 anos, ouviu uma conversa em que, o agregado José Dias, disse a sua mãe que era melhor enviá-lo em breve ao seminário antes que pegasse de namoro com Capitu, sua amiga e vizinha. Foi nesse momento que ele, atordoado, percebeu o quanto gostava dela, e acabou por descobrir que o sentimento era recíproco, viveram uma paixão escondida até que inevitável aconteceu, e Bentinho foi enviado ao seminário. 



Com a ajuda de José Dias, fez vários planos para escapar da carreira de padre, desde viajar para a Europa para pedir ao Papa o perdão da promessa até estudar Medicina (alegando vocação) na cidade. Apesar de ele gostar do seminário e ter feito seu melhor amigo lá, Escobar (que também não queria seguir carreira de padre), queria, com todas as suas forças, sair de lá para viver seu amor com Capitu. Até que um dia, uma ideia surge: adotar um órfão e usar ele como seu substituto, afinal a promessa de sua mãe era que transformaria seu filho em padre e, após pedir ao padre da cidade se isso dava certo, conseguiu sair do seminário.

Saindo do seminário, Bentinho conseguiu o que tanto queria: casar com Capitu. seu grande amigo Escobar casou com a melhor amiga dela, Sancha, e todos eram felizes e viviam um na casa do outro. Escobar e Sancha tiveram uma filha e após muitas rezas e incertezas, Capitu deu a luz um menino chamado Ezequiel. Um dia, Escobar saiu nadar como fazia diariamente mas adentrou demais o mar e morreu afogado. No velório do melhor amigo, começaram as incertezas de Bentinho em relação a Capitu pois, segundo ele, ela lançou um olhar tão melancólico e apaixonado para o defunto que parecia haver algo a mais ali. Tudo piora quando Ezequiel começa a crescer e Bentinho vê nele seu amigo em forma de criança e a duvida fica mais forte: afinal, Capitu traiu ou não traiu?

Muito bom o livro, comprei porque encontrei por um preço ótimo (UM REAL MINHA GENTE.), e estava parado aqui em casa há muito tempo, então resolvi que o leria. No começo não é nada empolgante, perdeu uma estrelinha por isso, é um tanto maçante. Mas a estória se desenvolve tão bem, e a suspeita começa e você não sabe se está se envolvendo na loucura de Bentinho ou se realmente há algo ali. Como diria José Dias, estória inteligentíssima.


10 comentários:

  1. Hahaha, adorei a resenha Amanda! Li esse livro por causa da escola, o que inicialmente me fez o odiar, porém ao longo da leitura comecei a gostar. É realmente doido e no final fiquei com raiva porque, afinal, nunca vamos saber o que realmente aconteceu, se Capitu traiu Bentinho ou se o mesmo acabou ficando doido. O fato é que o livro se torna bastante comovente e Bentinho é meio dramático, não acha? Mas enfim, é uma leitura boa. E você o comprou por UM REAL? JURA? Peguei-o na biblioteca municipal porque não encontrava em nenhum site um valor acessível (até tinha, mas o frete custava mais caro do que o livro em si). Enfim, parabéns pela resenha!
    Beijos,
    Renata.

    viciadas-em-livros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que gostou! Eu tinha que ler esse livro por causa da escola, mas fui teimosa e não li, após a decepção com O Cortiço (os dois eram pro mesmo trabalho). JURO, UM REAL. Por isso comprei kk' Obrigada de novo Renata, pela visita e pelo comentário!

      Excluir
  2. Oi Amanda,
    indiquei seu blog para participar da brincadeira da "Tag", passe lá no meu blog e siga as instruções.
    http://seiqueeusei.blogspot.com
    Bjos!

    ResponderExcluir
  3. Ah..
    Que surpresa MARAVILHOSA conhecer o teu blog e de cara, um post sobre o PRIMEIRO livro que li! Sim! Dom Casmurro foi o primeiro livro que li,com 6 anos de idade, haha!
    Confesso que não entendia bulufas quando li nesta primeira vez, mas depois que reli mais velha, adorei.

    Beijos
    http://luizando.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, que bom Luiza! Realmente, não consigo imaginar uma criança de 6 anos de idade fazendo uma boa interpretação do livro haha' Mas que bom que gostou depois de mais velha, pq eu tbem adorei o livro ^^

      Excluir
  4. Olá
    Adorei a sua resenha!
    Até hoje não li este livro, vou ver se encontro na biblioteca da minha escola...
    Nossa, por um real?! Também quero, hehe
    Beijos

    cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Bruna! Por um real eu me obriguei a ler kk Com certeza voc~e encontra, é leitura obrigatória em Lingua Portuguesa em algumas escolas ;D

      Beijos ^^

      Excluir
  5. O blog tá de parabéns. Machado de Assis é um torturador, o chamo assim pq nunca vamos saber se Capitu traiu ou não Bentinho.Que sorte encontrar esse livro por apenas 1 real.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Verdade, um ódiozinho nasceu em mim ao terminar de ler o livro, pelo fato de o mistério não ter nenhuma solução comprovada... Achar Dom Casmurro por 1 real foi uma sorte tremenda! Obrigada por comentar Anônimo, espero um dia ver seu nome nos comentários ;D

      Excluir