sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Resenha: Ladrão de Olhos - Jonathan Auxier


Lançamento: 2012
Autor: Jonathan Auxier
Editora: LeYa
Gênero: Aventura Fantástica
Avaliação: 
Páginas: 424
Onde comprar: Submarino - Americanas - Saraiva

Sinopse: O que o destino reserva a uma criança cega e órfã, que usa seus dotes para roubar todo tipo de objeto de qualquer tipo de pessoa? Uma criança que dorme em um porão escuro e frio durante o dia e é obrigada a sair furtivamente à noite para cometer seus delitos e, assim, sobreviver? O que o destino reserva a um garoto de dez anos que já é considerado o maior ladrão que já nasceu? O destino, caro leitor, reserva a essa pobre criatura três olhos mágicos, que irão levá-lo a uma viagem inesquecível, na qual inimigos e estranhas criaturas estarão à espreita em lugares completamente deslumbrantes e magníficos! O destino lhe reserva um amigo que estará por perto sempre que precisar e aventuras que farão de Peter Nimble, o órfão, o cego, o pobre coitado, um dos maiores heróis que já existiu! 

 A história dos dez primeiros anos da vida de Peter Nimble é simplesmente desgraçada. Foi encontrado por marujos em uma cesta, com os olhos bicados por um corvo. Entregue as autoridades locais, que apenas lhe deram nome (inspirado em uma rima esquecida), foi abandonado e criado por uma gata. Entrou para o mundo da ladroagem para sua sobrevivência, até que um "empreendedor", sr. Seamus, presenciou um de seus pequenos furtos, então enganou o pequeno Peter com uma promessa de boa vida, o treinou e o fez o maior ladrão de todos os tempos, explorando ao máximo Peter Nimble.


Mas a vida de Peter começou a mudar quando em um dia de tempo ruim na sua cidade portuária, conheceu o caixeiro viajante. Era um homem astuto (alguém ainda usa essa palavra?), sabia ludibriar o público com suas promessas de produtos mágicos. Então Peter "descobre" na carruagem dele uma caixa com três pares de olhos, nos quais ele sentiu que eram as coisas mais preciosas do mundo. Usando o primeiro par, é transportado para uma ilha e conhece o Professor Cake, que lhe designa uma missão para salvar alguém em um Reino Desaparecido que enviou um bilhete em uma garrafinha. Parte para essa aventura com o seu futuro melhor amigo, Sir Tode (amaldiçoado por uma bruxa que o transformou em um ser que mistura homem-cavalo-gato). Mas uma pergunta o domina: Por que ele? Um ladrão cego, sujo, que não faz bem para ninguém? Nessa missão, Peter Nimble acaba descobrindo muito mais de sua essência e personalidade do que poderia imaginar, se vê em uma completa reviravolta sobre o que sabe de si.

desculpem-me a qualidade das imagens (celular mandou um oi)

 O livro é fantástico! A história é pura, me fez lê-lo com um sorriso nos lábios, realmente me envolvi com Peter Nimble e sua perspicácia. A narrativa é ótima, tem aquele envolvimento leitor-autor gostoso de se ler, aconchegante. O livro é muito bem planejado: é dividido em três partes (cada uma representando um par de olhos), no começo de cada capítulo há uma ilustração relacionada com o mesmo (ajuda a criar a imagem dos personagens) e as páginas são cinzas. Sensacional.


Obs.: Dei três sugestões de onde encontrar o livro a venda, porém comprei apenas no Submarino (ainda está para chegar a encomenda) e na Americanas (tudo ok sempre). Coloquei o link da Saraiva porque ouvi falar muito bem, mas nunca comprei.



9 comentários:

  1. gostei muito da rsenha, deu ate vontade de ler o livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Que essa vontade não passe, o livro é ótimo ;)

      Excluir
  2. eu já liiii muito sobre o livro, super recomendoooooo *-*
    Beijos,
    Estéffani Fontes, do blog Aos Dezesseis Anos
    http://aosdezesseisanos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vi ninguém que leu o livro e não recomendou, é simplesmente fantástico, né?

      Obrigada pela visita Estéffani!

      Excluir
  3. Obrigada! Passarei no seu blog para ver a tag (:

    ResponderExcluir
  4. Eu li esse livro e AMEI *-* Adoro histórias que mexam com magia e com acreditar em quem você é! Achei o autor super bacana e espero ver mais livros protagonizados por Peter Nimble no futuro :D

    Beijos,
    Nanie

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penso a mesma coisa que você! Eu gostaria que ele lançasse um livro contando aquelas aventuras citadas no fim do livro... Imagina só, nosso amado Peter Nimble pelo mundo a fora?

      Obrigada por comentar Nanie!

      Excluir
  5. Adorei sua resenha! Também li o livro e simplesmente me apaixonei por ele!

    ---Lulu ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu li sua resenha, acho que nossos sentimentos por esse livro são praticamente os mesmos! Haha'

      Excluir